quinta-feira, maio 29, 2008

Do Caribe!





Caros amigos beberrões!!


Finalmente recebi uma boa notícia vinda dos bairros suburbanos do Haiti, um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola.

Existe uma tribo de skinheads chamada Sodaneguaki. Começaram muito bem. Arrancaram e fritaram o couro de uns hooligans baderneiros que faziam turismo pelas bandas de lá. Dizem que os "Cabeças de Osso" foram lá só para ver como era a morte pela fome, além de comer na frente dos famintos só para aumentar mais o sofrimento.

Nunca imaginei que a cultura skinhead chegasse até lá. Dizem que foi um paulista, nascido no Marapé, lá em Santos. Era um skin ranzinza mas gente boa. Adorava um pileque e falava espanhol quando estava totalmente bêbado. Serviu na Força de Paz, detestava tudo aquilo e vivia dormindo pelos becos das favelas. Em uma de suas folgas, depois de tomar um porre, acabou desertando e ficando por lá mesmo. Fez amizade com o povão dali. Numa comemoração folclórica levou umas fitinhas de ska e fez a cabeça da molecada que não agüentava mais aquelas comemorações. O novo visual rueiro meio que improvisado deu um charme estiloso aos garotos.

A rapaziada abraçou logo de cara esta nova cultura. Tempos depois li em um fanzine que realmente foi o brasileiro quem levou a cultura skin até lá. Dizem também que tomou um porre e dormiu em cima de uma mina. Morreu, só sobrou a boca da garrafa e o boton do Opressed que usava sempre.

Deixou todos loucos por cerveja e pelo divertimento movido a música, uma leva de quase trinta negrinhos, marchando sobre as ruas enlameadas da cidade. É bonito ver aquela rapaziada colorida com seus coturnos militares, não há Doc's por lá.

O que posso adiantar em primeira mão é que os meninos estão montando uma banda com uma aparelhagem novíssima que conseguiram com os capacetes azuis. Em troca de informações sobre grupos hostis e cápsulas de munição vazias para reciclagem.

Apesar da pobreza e guerras internas a cultura skinhead atravessou mais uma barreira, isso mostra que nem a tamanha ignorância dos homens consegue impedir por muito tempo a juventude marginalizada dar seu grito, seja qual ela for, em qualquer parte deste mundo .

Do mesmo modo que ali chega a boa cultura, também chega a cultura distorcida. Existem também em Porto Príncipe os skinheads herdeiros de Papa Doc, terrorizando e maltratando aqueles que contrariam suas idéias.

Até as próximas notícias.

X.



2 comentários:

Bovver disse...

Ao ler skin ranzinza e ainda de santos me lmbrou o velho Ron, mas depois percebi q se trata de algum outro tbm de santos e tbm ranzinza.
abrços

Anônimo disse...

ha ha ha

o skin ranzinza morreu!