terça-feira, agosto 28, 2007

A vida é uma gosma.


Estávamos todos satisfeitos de ver a alegria do Agezinho com seu novo animal de estimação, se assim o podemos chamar. Uma lesminha que ele achou grudada em sua meia.

Não esqueço a alegria estampada em seu rosto quando veio correndo me chamar para ver o bichinho que brincava todo encolhido em sua meia, deixando-a melecada com um grande rastro. Até que não era feia, não: tinha um belo par de antenas e umas manchas nas costas que a deixavam única.

Ele me perguntou todo ansioso:

- Papai, papai! Posso ficar com ela, posso?

Eu não teria como recusar aquela esquisitice de criança.

- Claro que sim, filho. Só não jogue sal em suas costas – alertei (no fundo minha vontade de fazer aquilo era enorme, eu adorava jogar sal em lesmas quando era moleque).

Com o passar dos dias era incrível ver o cuidado de Agezinho com o novo hóspede, que dormia em uma caixinha de sapato. Colocamos uma banana frita pra simular uma lesma-mulher. A minha idéia deu tão certo que a lesma não saía de cima daquela banana nanica que derretia com o passar dos dias. Até achávamos que a lesma estava morta.

O nome da lesma era Gosminha, nome que Agezinho colocou devido ao rastro gosmento que ela deixava pela casa. Tudo era uma alegria só para o menino desde que aquela lesma entrou em sua vida. E para Gosminha também, que com certeza nunca recebeu tanto carinho. O bicho adorava grudar em nossas roupas e deixar o seu carinho nelas. Ela era feliz com certeza.

Até que um dia tudo se desmanchou e a tristeza acabou tomando conta de todos nós. Alguém pisou na coitada, transformando aquele animal em um borrão gosmento e disforme no chão.

Os dias foram difíceis para AG filho, que superou com dificuldade o trauma de ver seu animal esmagado e sem vida na sala. Foi difícil até mesmo para mim, que até hoje não consigo comer uma banana frita nem mesmo calçar os sapatos novos que comprei naquele triste dia.

Hoje Agezinho já tem um novo amigo que vive em um vidrinho de lantejoulas: um carrapato bola chamado Tosquinho.

15 comentários:

Anônimo disse...

Não gostei do que eu li.

Anônimo disse...

A baba de lesma estressada é eficaz no combate a rugas

Uma pesquisa realizada por dermatologistas e farmacêuticos de Madri, Espanha, comprovou a eficácia da baba de caracol (lesma) para ser utilizada como cosmético.

Mas ressaltam que, para que os produtos constituídos com estas secreções detenham as propriedades regeneradoras e antioxidantes que são atribuídas a eles, as mesmas devem ser extraídas quando o animal estiver estressado (ela obtida em estado de estresse é extremamente rica em proteínas e polissacarídeos, responsável pela ação de regenerar a pele).

Lembrando para que o produto tenha eficácia, deve ser elaborado com a secreção que o animal expele ao receber estímulos externos (como estresse mecânico, radiações, etc.) para que possam reparar e proteger sua pele das agressões externas, e não a baba que ele desprende em seu deslocamento (esta não possui nenhuma atividade biológica, sua função se restringe a permitir sua mobilidade).

O resultado de um estudo realizado em 2004 com pessoas tratadas com a baba da lesma, foi de que a redução progressiva e gradual da percentagem de pacientes com rugas finas é de 26,7%, já para rugas grossas foi de 45%.

Também foi constatada a diminuição do aspecto de envelhecimento derivado do sol e da secura e aspereza da pele. Também identificou-se uma melhora nos parâmetros de firmeza, lisura, hidratação e flexibilidade.

(http://www.brasilescola.com/doencas/baba-de-lesma.htm)

Anônimo disse...

Isso explica pq as rugas do tecido da meia do agezinho acabaram.

Muito engracado, de crianca eu sempre queria ter uma mosca como companhia, mas nunca consegui que ficase na caixinha de fosforos,tao logo eu abria voava, ingratitude insecta, pensei em muitas solucoes, cordas redor da cabeza,tirar das assas, mas em quanto tirava as assas perdiam todo encanto, o aerodinamico, rapido voar da mosca desaparecia. Agora tenho uma cachorra que rí muito comigo, caza moscas, e faz o meu patio um lugar calido onde sempre vale a pena chegar.

Anônimo disse...

Torturei muitas moscas que ficavam encurraladas nos vidros dumas janelas gigantes da casa velha de meu avô hongo. Pensava que estava prestando um grande serviço para a medicina, dissecando as pobres ainda vivas. Mas fiz a auto-crítica (talvez a única de toda minha vida perra)e hoje apoio firmemente todo movimento contra a vivissecção de animais em laboratórios.

Enfim, neste causo está a prova de que a tal teoria groppuseana da cadeia a... lamentar está furada: aquele que salgava lesmas no passado hoje ajuda sua prole a cuidar de lesmas desamparadas, preocupando-se, inclusive, em suprir as carências afetivas dos bichos com bananas fritas. de geração em geração, la Famiglia Groppuso está cada vez melhor!

Anônimo disse...

que olhar meigo esse bichinho tem. pena que morreu.

Anônimo disse...

Cuidado com o carrapato estrela!
Pode causar febre maculosa!

Anônimo disse...

MEIGA? ESSA CARINHA É APETITOSA!

Escargot ao molho cremoso

(Receita para 6 pessoas)

Ingredientes:

• 1 dente de alho bem picado
• Salsinha crespa picada
• 100 g de manteiga
• Sal e pimenta-do-reino
• 2 cebolas roxas pequenas picadas
• 6 dúzias de escargots em conserva, escorridos
• 500 g de cogumelos frescos (champignons de Paris)
• 250 ml de vinho branco seco
• 200 ml de creme de leite
• 6 fatias de pão levemente douradas
• Noz moscada
Prepare assim:

• Aqueça a manteiga em uma frigideira, e doure a cebola roxa e o alho;
• Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos;
• Acrescente os escargots e o vinho branco, e deixe cozinhar até que o líquido evapore (aproximadamente 10 minutos);
• Acrescente o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada, e deixe o molho reduzir até que fique cremoso;
• Disponha as fatias de pão em uma travessa e coloque por cima o cassoulet;
• E pronto! Seu cassoulet está no ponto! Sirva em seguida.

Anônimo disse...

ai meu deuso... amei a foto voiu da lesma lerda.agora quero saber do Sr Gropuso senior, que estoria e essa de jogar sal em lesmas? q acontece? quem fazia isso?
as lesmas lerdas sao tao sem graca. Ainda bem q parece q o senior se recuperou e esta a pagar os pecados com o junior.

Anônimo disse...

Se joga sal na lesma ela derrete, ora poix:

"Por que as lesmas derretem quando jogamos sal sobre elas? => As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que poderia provocar a desidratação desses animais.

Quando jogamos sal na lesma, ela perde água e se desidrata. Mas, nesse caso, por que ocorre a desidratação? É que o sal se dissolve na superfície da pele úmida do animal, formando uma solução salina, em que a água é o solvente e o sal é o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos do corpo do animal. Assim, ocorre um fenômeno chamado de osmose, em que a água se desloca espontaneamente de uma solução mais concentrada em soluto para outra menos concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.

Vale lembrar que não se deve fazer isso, porque o animal sofre e isso não é justo."

Anônimo disse...

que puta sacanagem com a pobrezinha!!!!
Isso e muita covardoia mesmo, A bixinha e tao indefeza e ainda prove o barbaro ser humano com uma gosma capaz de rejuvenecer e recebe tal tratamento. que covardia. Protwestos. e mais protestops. terei q cham,ar o spca.
e operro vai me garantir q vc nao era coleguinha de sacanagem do gropuso ? sei nao esse perro q dessecava moscas . com certezxa mandava sal nas ;lesmas lerdas.

Anônimo disse...

"noite escura
a lesma na porta
guarda a casa"

alice ruiz

mahpiyato disse...

Voces sao um caso serio(Patioba & Perro)...olha nao acho ke e justo botar sal em cima da bixinha.

Ruh disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O bicho adorava grudar em nossas roupas e deixar o seu carinho nelas kkkkkkkkkkkk que nojoooo ... kkkkk

carrapato bola chamado tosquinho.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

não guento..

Unknown disse...

historia triste me comoveu
huahuhuauhahuahuhuauhauhauhhua
quem nunca jogou sal nesses bichinhos tao carinhosos
huahuuhahuaa

me rachei

Anônimo disse...

Cuidado ao manusear carocóis ou lesmas pois esse inofencivos bichinhos podem ser hospedeiros de uma bactéria que causa o apodrecimento da pele (necrose) de dentro para fora (subcutânea) e não tem cura, tem que tirar o pedaço podre e mais um pouco ao redor.