quinta-feira, julho 13, 2006

- Não bate na criança, não bate na criança! - gritava e chorava o pequeno Agezinho, convicto de que não se batia em criança.

Ri muito ao ouvir aquilo da minha cria. De onde veio aquela idéia de que não se bate em criança? Tinha apenas 3 aninhos e já tinha seus argumentos. Me lembro deste e de outros momentos engraçados onde Agezinho estava envolvido.

- Papai, por que você não mora na minha casa e mora com a vovó? - eram suas perguntinhas chatinhas de responder.

Encostar a cabeça no travesseiro e a solidão da noite me fazem pensar nestes momentos caseiros e evolutivos daquele moleque que é a minha cópia perfeita e repensar em toda minha vida. Revirar as lembranças mais distantes, recordações e pequenos detalhes que para mim foram belos ou malditos.

Lembro da minha infância onde tudo era perfeito e encantador, onde tudo era uma diversão. Onde ir ao supermercado com meus tios fazer compras era tudo de bom, eu e meu primo nos perdíamos nos corredores imensos daquele lugar, ou mesmo deslizar com os carrinhos de compras, era a Disney para mim. Hoje as coisas são diferentes, temos que lidar com a realidade das coisas, tomar atitudes que podem mudar sua vida radicalmente, tanto para melhor ou para pior. O homem tem seus momentos assustadores, seus medos interiores, suas dúvidas, suas angústias.

- O que vou fazer agora? Tenho tanto medo!

- Mãe, como queria um abraço teu agora.

Quantas vezes disse isso sozinho, chorando desesperadamente como uma criança, homem já feito...

Estes são momentos solitários e únicos de um homem. Quantas vezes sentei na privada do banheiro para poder chorar, aliás para ninguém me ver chorando? Pois você é um homem, e homem feito não chora.

Quanta bobagem.

- Chora Agezinho, chora enquanto papai e mamãe estão aqui a seu lado!

Talvez futuramente você irá chorar em algum quarto por ai, no silêncio da noite ou em algum banheiro sujo desta cidade, sem ninguém para te abraçar, entre o medo e o desespero. Aí realmente você se tornará um homem. Onde a vida certamente baterá no homem.

Nenhum comentário: